sexta-feira, 12 de abril de 2013

PODEMOS CHEGAR A UM CONHECIMENTO HISTÓRICO UNVERSAL?
                                                                                                               Por Robson F. Fernandes 

Há milhares de anos, a ciência histórica demonstra investigação nos caminhos determinantes de seu objeto de estudo que é o homem inserido no tempo. Observando a importância dos conhecimentos históricos para com a realidade de cada época, indagamos reflexões notáveis acerca dos procedimentos compostos nos fatos históricos cabíveis ao meio social; portanto é necessário compreender  de forma generalizada os períodos históricos, tais como o antigo, o medieval, o moderno e o contemporâneo.
Os sujeitos históricos, principais condutores das ideias que compõem o processo histórico, deverá se adaptar aos conceituais eventos da dialética, demonstrando em suas análises historiográficas a suma importância da credibilidade dos fatos. A historiografia, por humanizar na escrita suas orientações da produção histórica, prevalecerá sobre os domínios das fontes, qualificações e investigações pré-determinadas nas fases e períodos da história no percurso do tempo. Essa formalidade temporal, objetiva a ciência histórica como resquícios de saberes desenvolvidos e interagidos entre o indivíduo e o meio socil, ao qual o mesmo está emergido. As fundamentações históricas baseam-se na perspectiva de "ouvir, contar e ver" retratadas por Heródoto e que estruturam-se nas fontes orais e não orais, escritas e não escritas...; contudo, percebendo que a história não é única e que sempre está num processo de reconstrução, principalmente quando observamos um fato histórico social de diversos ângulos (exemplo, são os 810 depoimentos de indivíduos que analisaram a tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em Janeiro de 2013), demonstrará uma ciência não finalizada.
Individuais ou coletivas, as ideias que o ser humano tomará de cunho específico nos campos de estudo da história, supervisionado pelo tempo e por suas eventuais consequências, será a sua própria experiência vivida na sociedade e as informações recolhidas pelas teorias dos valores universais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário